1º de Abril - Dia da Potoca



1º de Abril. O que há de diferente nesta data? Por que ela ainda consta no calendário como um evento, se ela já é nossa, do cotidiano, um verdadeiro patrimônio cultural?!
No dia da mentira as pessoas mentem. A diferença é que logo depois elas se revelam, confessam que mentiram. (E todos se divertem, que coisa...)
Seria diferente sua conduta nos outros 364 dias do ano? Seriam dias da verdade?
...
O mundo está tão tresloucado que falar a verdade é algo desagradável, constrangedor, coisa de gente ranzinza, mal humorada, grossa, sem noção mesmo. O conceito da verdade está desfigurado, corrompido. As pessoas estão acomodadas a ouvir mentiras perfumadas, mentiras bem construídas ou descaradas mesmo, já não faz diferença... a verdade é que é muito melhor ouvir mentiras. (ui!!) Verdades são cruéis, são frias, ferem corações, magoam almas... mentiras maquiam a realidade, disfarçam as imperfeições da vida, atenuam o sofrimento... É???
...
As pessoas estão cada vez mais e mais potoqueiras, ainda que se levantem provas a favor da verdade, ainda que seus olhos gritem o contrário. Convivemos com mentiras de todos os gêneros, do “boa sorte” mal intencionado às fraudes descomunais da política. Tem mentirinha, tem mentirão... tudo a mesma porcaria.
...
Não há sentido algum em fazer menção ao dia da mentira. Genial seria instituir o “Dia da Verdade”, um dia inteiro dedicado a falar verdade. Topa? Ah, fala a verdade!!!



(Segundo o Aurélio, potoca significa mentira. Potoqueiro, mentiroso.)

Lembrou-se de alguém?

Comentários

Leca Nunes disse…
MENTIRINHAS NÃO NÃO NÃO...
BONS TEMPOS ESTES...
MAS INFELIZMENTE DIZEM PREFIRIR UMA DOCE MENTIRA A AMARGA VERDADE...
ESTES SÃO OS DIAS QUE VIVEMOS. NADA FAZ VOLTAR O TEMPO.
A CULPA É DE QUEM? MINHA? QUE MENTIRA!!!
EU NEM ESTIVE LÁ...
BEIJOS MINHA LUS, ACREDITE...
EU AMO VCS, MUITOOOOOOOOOOO