As redes são públicas, mas o bom senso é particular


Antigamente os amigos se encontravam num boteco e lá na mesa ou no balcão discutiam quem era o melhor ponta direita do campeonato, se aquele gol foi legítimo mesmo ou não, se o cartão vermelho foi merecido ou exagerado. Nas calçadas ou num churrasco às vezes rolavam temas como política, religião _aqueles assuntos nevrálgicos_, mas que em geral, todo mundo tem um posicionamento e, entre amigos, o expõe.

"Reencarnação existe?"
"Fulano rouba, mas faz." 
"Meu time é o melhor!"

Às vezes alguns se exaltavam um pouco, outros deixavam pra lá. Panos quentes para esfriar cabeças quentes. Era a redundância antagônica do olho no olho que só antigamente existia.

Àquela época você se sentaria à mesa com amigos que saíram após o trabalho para trocar uma ideia, mesmo sendo você o único estranho entre eles? Você entraria numa casa onde estivesse rolando um churrasco de uma família que você nem conhecesse só para contestar o time para o qual ela torcia?

Pois é, quando você comenta no mural de alguém que você só sabe o nome _embora o Facebook os chame de "amigos"_ é exatamente essa deselegância que você comete. É de uma extrema grosseria _e por que não chamar de burrice_ ir ao mural de alguém que defende ideia X e rosnar contra ela porque você defende ideia Y. É de uma ignorância estratosférica agredir verbalmente alguém que não torce pro teu time, que não acredita na mesma doutrina que a tua. Sabe por quê? Porque ninguém vai mudar o voto ou a torcida ou a fé só porque você discorda. É tão simples, mas tem muito bebezão véio por aí que não entende isso e faz questão de entrar em post que não tem nada a ver consigo e começa a atacar, diminuir, ofender tanto quem postou como quem comenta, estragando o clima da brincadeira, pesando a zueira, acabando com o momento de relaxamento de quem vive num país tão cheio de submarinos emocionais, só pra ter razão. É exatamente a ideia de adentrar a festa sem ser convidado e ofender o anfitrião. As redes sociais são públicas, eu sei, mas o bom senso é particular, como o perfil de cada um.

Falando em perfil, "Perfil", ao pé da letra, significa "contornos do rosto de alguém visto de lado." Sabia que nem gêmeos univitelinos têm o mesmo perfil? Isso é único, exclusivo, pessoal. Portanto respeite as diferenças. Entenda quando é brincadeira. Saiba brincar. E saiba, antes de tudo, se você foi chamado para brincar. Você pode até entrar sem ser chamado _publicidade a gente vê por aqui_, mas não estrague o clima, não diminua o outro por conta de uma escolha diferente da tua, não vá berrar na timeline do outro que o teu perfil é o bom. Tenha bom senso, seja educado. Saiba a hora de parar. Acredite: é possível brincar, até mesmo discordar de alguém sem ofender, e é justamente isso que torna a discussão gostosa.

Quando um imbecil rosna contra minhas escolhas sobrepujando as dele, automaticamente eu só consigo sentir mais repúdio por suas escolhas. Opções existem e somos livres para escolhê-las. E se algum dia quisermos mudá-las, seguramente não será sob xingamentos e escárnios de outrem que o faremos, é tão óbvio!!! Mas Umberto Eco tinha toda razão: "as redes sociais deram voz aos imbecis". Agora aguenta.

Comentários