Egoísmo Saudável


 Casamentos de fachada. Sorrisos de fachada. Rotinas esmagadoras. Dias infinitos de disfarces sufocantes. Tudo isso é muito mais corriqueiro do que parece. Basta um pouco mais de atenção para ouvir o que segue emudecido. Quase sempre, a pessoa que se submete ao silêncio, o faz pelos outros. Sempre os outros. "O que os outros vão pensar?", "Como meus pais reagiriam?", "Minha família não suportaria."... no entanto, a tudo o que se refere à felicidade precisa chegar primeiro o eu. É o egoísmo saudável.

Quando leio as pessoas que rabiscam suas verdades e sustentam sozinhas suas fachadas pessoais, sinto-me perplexa com os que estão à sua volta: não percebem mesmo ou apenas fingem não perceber?

Há muitos sorrisos tristes à nossa volta, há muitos silêncios gritando vontades. Basta mudar a frequência da percepção para sentir. E quando a gente sente a agonia do outro, o mais humano a fazer é encorajar a sua liberdade, ainda que isso doa na gente ou signifique mudanças imensas em estruturas aparentemente sólidas. 

Manter alguém perto não é manter alguém presente. Mais vale a casa vazia, cheia de esperança do que uma companhia que só reforça a solidão.


Comentários