Meu Inegociável


"Localizar o lugar em si onde o inegociável mora e não ceder nem um milímetro dele". Eu amei demais essa frase, embora ela seja muito relativa. Sinto que, quando se refere a valores, isso é mesmo indiscutível mas, quando se trata de oportunidades, isso é questionável.

Muitas vezes o que é inegociável é, também, impossível. Cabe a mim, então, me submeter - isso é negociar - para, posteriormente, agarrar o alvo i-ne-go-ci-á-vel. É o que tenho feito. Às vezes essa negociação me machuca - tanto! -, mas comer é preciso, pagar contas é preciso!

Às vezes a gente negocia inegociáveis para sobreviver. E eu me refiro a sonhos, não à dignidade, valores e tals... E essa frase tão cheia de significados leva-me à outra incrivelmente sentida por meu coração: "Todos falam para um artista o quanto é difícil viver como artista, mas ninguém pergunta para um artista como é difícil não viver como artista." 

Embora ninguém me pergunte acerca disso, eu sinto a resposta a cada dia da minha - quase - vida, a cada toque do despertador. 

No imaginário comum, o artista é alguém boêmio, que exala arte do momento em que se levanta até se deitar; alguém que tem sempre o melhor conselho mesmo em meio à "vagabundagem" da vida... Tudo isso é, tudo isso não é - e muito mais não é do que é...

Ocorrem dias tediosamente comuns - quase todos! Ocorrem dias estratosfericamente surreais - quase nenhuns ... Mas em todos - TODOS! - vive a sede do incrível, do imperceptivelmente notório e palpável, e é justamente isso que é inegociável, e é justamente isso que é possível, inalcançável, contraditório em si mesmo.

E enquanto houver um fio de esperança para realizar esse inatingível possível, me levantarei ao toque do insuportável despertador, mesmo não encontrando o menor sentido nisso. 

Meu inegociável ainda é acreditar. Mesmo que seja só eu contra toda a razão do mundo.

Comentários