O mesmo pão todo dia

Hoje quero contar um caso pessoal. É que quase toda manhã vou à mesma padaria, perto do trabalho, tomar o café da manhã. 

Eu sempre pedia o clássico pão com manteiga, até o dia em que não me contive e perguntei ao dono da padaria - que também atende a todos, o que acho bonito - que pão era aquele, cheio de sementinhas. Ele disse que era o "pão de cereais". Fiquei de prová-lo no dia seguinte, e foi o que eu fiz. Como eu adoro sementes e grãos, passei a pedir o "pão de cereais" todos os dias.

Então, era assim: eu adentrava a padaria, cumprimentava a todos e me sentava. Do nada aparecia uma atendente com o café com leite - a chamada "meia de leite" por aqui - com o pão de cereais. 

No início, eu me sentia tão compreendida, tão bem atendida! Que legal, não precisar nem pedir porque eles já sabiam exatamente o que eu queria!

Com o tempo, comecei a ouvir comentários sobre os outros clientes: "aquela senhora é a do café cheio com pão bem torrado"; "praquela rapariga é sempre café pingado com pão italiano"; ou então: "bom dia senhor, é um pão com manteiga e café curto, pois não?". Logo percebi que eu era a "do pão de cereais e meia de leite". O sentimento de ter meu pedido já conhecido não me fez bem. Me senti tão previsível!

Olhei para a vitrine dos pães - coisa que já havia reparado antes - e vi que havia uma variedade de mais ou menos doze tipos de pães: uns rosas - de frutos vermelhos, uns mais vermelhos - de beterraba, uns mais escuros - de alfarroba, uns mais amarelos - de batata... e o que mais me chamou a atenção foi o de frutos vermelhos. Falei ao dono da padaria: "amanhã é esse que vou experimentar!"

Na manhã seguinte, mal entrei e disse: "hoje não quero pão de cereais". Me olharam com estranheza. Pedi o pão de frutos vermelhos e adorei! Então uma atendente disse: "se gostaste desse, tens de provar o de batata!". E foi o combinado para o próximo dia.

Assim então comecei a experimentar todos os pães da padaria. E hoje em dia quando eu chego, sou recebida com cumprimentos sorridentes e aquele olhar de "o que vai ser hoje? Batata, beterraba, integral?"

Internamente sorrio. Olho para os pães e decido na hora qual é o que mais me apetece.

Há escolhas na vida que insistimos por puro querer, mas há outras que já nem sabemos porquê: tornam-se hábitos, rotina, mais do mesmo. E escolhas acomodadas não saciam. Há uma vitrine de pães coloridos e diferentes para cada vida, você não precisa escolher o mesmo pão todo dia. Você não precisa!

Comentários